News
aumento de preço dos fertilizantes

Como lidar com o aumento de preço dos fertilizantes?

Com o aumento de preço dos fertilizantes e as crescentes inovações no agronegócio, o produtor rural deve encontrar alternativas viáveis para otimizar seu rendimento. 

O aumento de preço dos fertilizantes, ocasionado na recente guerra entre Rússia e Ucrânia, teve um forte impacto no setor agrário do país. Segundo a ANDA – Associação Nacional para a Difusão de Adubos – 85% da demanda brasileira por fertilizantes é atendida por meio da importação. 

A Rússia é o principal exportador de adubos e fertilizantes para o Brasil. Estima-se que o país, no período de janeiro de 2021 a janeiro de 2022, tenha investido cerca de US $1.143,68 bilhões na compra de fertilizantes.

Para que o produtor rural não sofra muito com as variáveis do mercado, nesse momento é necessário que haja alternativas viáveis para otimizar o uso dos fertilizantes, de forma que não ocorra desperdício ou aplicação ineficaz, ainda mais em momentos de escassez de produto.

Quando o solo não tem nutrientes suficientes, a produtividade cai. Assim sendo, o uso planejado de fertilizantes, sejam orgânicos ou químicos, tem por objetivo promover maior rendimento e aumento da produtividade em até 50%.

Por essa razão, neste post, selecionamos 5 dicas para otimizar o uso dos fertilizantes em sua propriedade e assegurar maior produtividade com baixo custo.

Continue lendo!

 

O fator mais importante para redução de custos agrícolas 

 

Com o aumento de preço dos fertilizantes e para continuar sendo competitivo no mercado, é necessário ter um olhar mais atento na gestão da operação agrícola. 

Existem práticas e tecnologias que podem auxiliar na utilização mais eficientes dos fertilizantes (que serão levantadas nos próximos tópicos), no entanto, para que haja um melhor aproveitamento de insumos e otimização de custos da operação, é necessário  um eficaz gerenciamento agrícola.

Isso significa investir em gestão de ativos, conectividade e tecnologias que tornem o dia a dia no campo mais eficientes e eficazes, aproveite melhor os recursos e diminua o desperdício.

Confira como uma gestão eficiente de ativos ajuda o produtor rural:

  • Melhora a alocação de recursos
  • Melhora o uso de insumos
  • Aumenta a produtividade
  • Conectividade no campo
  • Comunicação em tempo real
  • Tomada de decisão orientada por dados 
  • Maior segurança para os recursos humanos
  • Clareza dos processos da operação
  • Aumenta a vida útil de ativos, permitindo averiguar se estão sendo operados de acordo com as orientações dos fabricantes
  • Gestão da manutenção preventiva dos equipamentos, evitando tempos de parada não programados

Isto permite uma redução de custos na operação e  processos mais claros e objetivos, o que melhora a lucratividade e competitividade agrícola, podendo diminuir, o impacto do aumento de preço dos fertilizantes, combustíveis ou de qualquer outro insumo.

A palavra chave de qualquer operação hoje é transformação digital, o que só pode ser atingido através de gestão inteligente orientada à dados. 

 

5 dicas para otimizar o uso dos fertilizantes 

 

  1. Faça uma análise de solo eficiente

A análise de solo é o primeiro passo para entender as carências e excessos de nutrientes que há no solo. Ela deve ser feita anualmente, sempre ao final de cada safra, quando o produtor rural terá em mente a quantidade de nutrientes exata que o solo necessita. Porém, hoje em dia, a tecnologia já permite um acompanhamento mais frequente para identificar as necessidades do solo e uma aplicação cirúrgica de nutrientes em cada parte da lavoura.

A coleta do material para a análise pode ocorrer de forma manual – através de ferramentas específicas – entretanto, esse tipo de coleta pode ser mais demorada e demandar altos custos para sua consecução. O georreferenciamento e a análise de solo automatizada são tecnologias que podem contribuir para uma análise de solo eficiente, com menor tempo de aferição e maior rentabilidade.

Com a amostragem georreferenciada é possível ter uma análise de solo mais detalhada e, com isso, um planejamento agrícola mais completo, uma vez que as áreas que precisam de maior adubação ou correção do solo serão monitoradas por meio de mapas.

Com este mapa, os fertilizantes poderão ser aplicados sob uma taxa variável, dispondo da quantidade exata de nutrientes onde se faça realmente necessário.

 

  1. Identifique os fertilizantes que tiveram maior desempenho

Outro fato que implica diretamente na produtividade de sua cultura é a identificação dos fertilizantes que tiveram melhor desempenho na última safra. Com isso, você poderá investir nos fertilizantes mais apropriados às necessidades das lavouras atendidas, sem desperdícios.

Essa análise é fundamental na hora de investir nesses insumos, tanto para analisar os melhores valores quanto para até mesmo, buscar fornecedores que ofereçam o mesmo produto por um valor mais viável.

Anualmente você deverá escolher diversos insumos para integrar seu manejo da lavoura. Diante de tantas opções, ter um detalhamento claro e objetivo dos insumos que sejam realmente necessários é a chave para a produtividade e rentabilidade para a próxima safra.

Por essa razão, esse mapeamento não deve ser feito de última hora: antes da safra começar é imprescindível que seja elaborado o planejamento estratégico de produção. E um bom planejamento estratégico é feito com dados atuais e com dados históricos de aplicações realizadas em safras anteriores, desta forma é imprescindível que a captura de informações sejam fáceis e sempre que possível automáticas para que quando estes dados forem requeridos, elas estejam a disposição.

Fertilizante não é gasto: é um dos investimentos mais importantes de sua propriedade, assim como tecnologia de transformação digital no agro, portanto, nesta etapa de planejamento todo cuidado e atenção aos detalhes devem ser redobrados. 

 

  1. Invista na Pulverização Aérea

Presentes no Brasil desde a década de 1970, a pulverização aérea é uma realidade presente em algumas das grandes lavouras nacionais. As técnicas de pulverização aliadas aos fertilizantes escolhidos mediante as análises de solo, proporcionam maior efetividade e melhor controle de pragas e doenças das lavouras.

Entre as inúmeras vantagens, o custo da pulverização aérea pode ser igual ao da aplicação terrestre, dentre essas vantagens destacamos:

  • Agilidade na aplicação – Oferece redução de perdas e impede contaminações, sua aplicação costuma ser de cinco a seis vezes mais rápida do que a pulverização terrestre;
  • Evita a exposição direta aos defensivos – Ao realizar a pulverização manual, o homem do campo está sujeito a contaminações por defensivos que em contato direto com a pele e mucosas, pode ocasionar sérios danos à saúde. Com a pulverização agrícola aérea, além de aumentar a eficácia dos defensivos, diminui o tempo de aplicação e promove a segurança do trabalhador rural.  
  • Impede o amassamento – O avião agrícola pulveriza os fertilizantes sobre a área determinada e esse insumo penetra no solo sem desperdícios e o amassamento ocasionado pela pulverização tratorizada;
  • Evita contaminações – no manejo de solo terrestre, os tratores e veículos de arrasto destinados para essa função podem servir de agentes contaminantes para outras lavouras. Já a pulverização aérea não há o contato entre uma lavoura e outra, o que reduz consideravelmente o comprometimento da safra.
  • Aplicação eficaz em áreas remotas – Outro benefício da pulverização aérea é a aplicação dos insumos nas áreas aclives e de difícil acesso, de forma abrangente. A aplicação dos fertilizantes nessas áreas é uniforme e altamente econômica, seja por meio de aviões, drones ou helicópteros.  

Com essas vantagens, o produtor rural não sentirá tanto o aumento no preço dos fertilizantes, podendo ainda resgatar o valor investido no beneficiamento da terra, assim como no volume maior ocasionado na safra.  E mais uma vez os avanços tecnológicos de hoje permitem uma eficiência e eficácia cada vez maiores por estarem utilizando dados em tempo real para tomada de decisão nas aplicações.

 

  1. Gestão do custo de aplicação dos fertilizantes

O uso de aplicativos e softwares de administração rural pode contribuir para a aquisição e correta aplicação dos fertilizantes nas grandes lavouras.

Tecnologias como o SkyLink oferecem uma solução de gerenciamento de dados orientada para o desempenho nas operações remotas, móveis e globais, unindo conectividade a um sistema intuitivo de gerenciamento de ativos.

Seu sistema de monitoramento avançado captura e divulga informações essenciais e exibe-as em um portal seguro e de fácil acesso baseado em nuvem.

O sistema oferece relatórios personalizáveis, alertas de atividade com “dashboards” continuamente atualizados, o que possibilita o registro de detalhes relevantes e em tempo real, para visibilidade completa, prática e objetiva.  

Outro diferencial oferecido pelo SkyLink é a transição de satélite para celular e vice-versa. Cobertura completa, eficiência operacional e acessibilidade de serviço ao toque de seus dedos, de qualquer lugar do mundo – não só para os insumos, mas para toda operação agrícola.

 

  1. Gestão de frotas agrícolas eficiente

Um fator decisivo para otimizar o aumento do preço dos fertilizantes é a gestão do monitoramento das frotas agrícolas.

Seja a manutenção das máquinas, preventivas ou corretivas, seja no remanejamento de seu uso, ou na otimização de custo de combustível, a gestão de frotas agrícolas é determinante para que não haja perdas ou prejuízos na hora de aplicar os insumos diretamente no solo.   

Nesse sentido, a Blue Sky Network também tem como objetivo auxiliar na gestão de frotas agrícolas, oferecendo funcionalidades superiores de rastreamento de aeronaves e frotas terrestres para gerenciar seus ativos, trazer conectividade ao campo e permitir o uso de várias tecnologias, reduzir os custos operacionais e melhorar a segurança.

A Blue Sky Network oferece soluções de conectividade no campo que realmente RESOLVEM os problemas dos produtores – a maior cobertura dual mode global agora no Brasil.

Clique aqui para entrar em contato e ver como as soluções da Blue Sky Network podem ajudar na sua operação agrícola.

 

Publicado por BlueSky Network