Tecnologia
inovações no agro

Inovações no agro: 7 soluções para transformar o seu negócio

Para aqueles que querem se inserir na nova era do mercado, a adesão a novas práticas e inovações no agro é um passo fundamental para manter a competitividade em um setores que mais crescem no país.

O agronegócio é o motor do Brasil, e ainda assim, por muito tempo, foi considerado um setor de baixa tecnologia. No entanto, de acordo com dados coletados pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), o percentual de propriedades agrícolas nacionais que adotaram algum tipo de inovação tecnológica é de 67%

Os motivos não surpreendem. É sabido que essa é a maior tendência do agro e a melhor maneira de aumentar rendimentos e otimizar a produção.

Os desafios que o agronegócio brasileiro tem, são vários. E em relação à tecnologia e inovação, 2 dos maiores problemas do setor são a falta de conectividade no Brasil, que inviabiliza o uso de várias tecnologias de aumento de produtividade e a dificuldade de adesão à tecnologias e à transformação digital.

Embora esteja no imaginário de muitos produtores rurais, a questão de conectividade em áreas remotas no Brasil hoje já não é mais problema, pois existem soluções capazes de trazer conectividade nas áreas mais remotas, através de tecnologia dual mode, que alterna entre rede GSM e satelital, permitindo a adesão de produtores de todos os portes a inovações que vem transformando o agronegócio, como você vai conhecer aqui. 

Afinal, em um mundo hiperconectado, não há inovação sem conectividade. 

Conheça 7 inovações no agro para ficar de olho e que podem transformar o seu negócio. Continue lendo!

 

7 Inovações no agro que podem mudar efetivamente o seu negócio 

1- Brinco de monitoramento de gado via satélite

Desenvolvidos para acompanhar animais em tempo real, os brincos de monitoramento via satélite são uma das inovações no agro que devem ser acompanhadas.

Apesar de ainda apresentar um alto custo no momento, a solução é capaz de rastrear o gado através de satélites, gerando relatórios de posicionamento destes através de softwares para serem analisados por gestores.

Essa é uma solução capaz de economizar tempo e combustível na tarefa de monitoramento do gado, prevenir perdas de animais (inclusive por furto) e gerar insights valiosos para os proprietários sobre o manejo das pastagens e também sobre o comportamento do gado, já que essa solução também é capaz de identificar padrões de movimento, locais mais frequentados e evitados. 

Além disso, auxilia veterinários que cuidam dos animais, já que é possível definir alertas baseadas na movimentação, comportamento, alimentação destes podendo, assim, localizá-los de forma muito mais rápida para oferecer cuidados para os animais na hora certa, o que, por vez, ajuda com o preço premium na hora da venda de animais. 

 

2- Cercas virtuais para agropecuária

Outra inovação na agropecuária que está surgindo no Brasil para você ficar de olho é sobre Cercas Virtuais.

Pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga, desenvolveram recentemente um sistema de monitoramento de gado através de uma cerca virtual.

Essa cerca virtual funciona como um complemento à cercas físicas, e consiste na instalação de um microdispositivo com GPS integrado que pode ser gerenciado através de um software. 

Através dessa tecnologia, é possível acompanhar a rotina diária dos animais e ter alertas emitidos via SMS quando algum destes saia da área pré-definida nesta cerca virtual, o que reduz o risco de fugas, roubo, furto e até de exposição a doenças, além de permitir a recuperação ágil do animal por conhecer sua localização exata. 

 

3- Inteligência artificial na produção de grãos

A Inteligência Artificial (IA) é um dos pilares da Agricultura 4.0 e vem sendo utilizada com sucesso para otimizar a produção de grãos, permitindo que tarefas que antes eram feitas de forma manual sejam automatizadas, otimizando e acelerando processos  e aumentando a qualidade do produto final. 

No caso da soja, por exemplo, a IA é capaz de padronizar e acelerar a classificação dos grãos de soja. Isso acontece através de um mecanismo capaz de monitorar a concentração de clorofila nos grãos e também o nível de acidez – tudo isso através de análise de imagens amostrais. 

 

4- Controle de Maquinários de Plantio e Colheita

As smart machines configuram uma das maiores inovações que impactam positivamente a produtividade do setor. Através de apps e softwares, já é possível acionar o maquinário de maneira remota, traçar rotas e automatizar etapas de plantação e colheita através de dispositivos inteligentes. 

O processo permite maior eficiência nas operações e evita desperdícios de insumos, além de reduzir a demanda de mão de obra.

 

5- Mapeamento de áreas com GPS e Drones

Essa combinação é essencial para gerar mapeamento de área de maneira precisa e complexa. 

A utilização de drones permite a realização de Sensoriamento Remoto e, com as imagens produzidas a partir deles, é possível estimar áreas produtivas, Cadastro Rural, levantamentos topográficos e obtenção de dados para o combate e controle de pragas. 

Além disso, possibilita a adição de marcações georreferenciadas em pontos específicos para o melhor acompanhamento e testagem da região.

 

6- Sistema de Informação Geográfica SIG

Através desse complexo sistema de integração de dados, é possível localizar e organizar informações relativas aos dados de interesse. 

Na prática, o sistema permite, entre outros, a criação de mapas de fertilidade e textura de solo, mapas de produtividade, mapas de aplicação de insumos, mapas gerais dos talhões, mapas de condutividade elétrica e criação de rotas mais curtas para o maquinário.

 

7- Conectividade e gestão de ativos para o agronegócio

Um dos grandes problemas no cenário do agronegócio no Brasil, como foi citado, é em relação à falta ou instabilidade de conexão em áreas rurais e remotas no nosso país. 

Em um mundo globalizado, ágil, extremamente conectado, de alta volatilidade e competitividade que se encontra na era da informação, a falta de conectividade causa prejuízos e atrasos visíveis e invisíveis. 

O caminho de inovação que o agronegócio se encaminha, agricultura 4.0, 5.0, IoT, era dos dados e informação, depende intrinsecamente de conectividade. A maioria das tecnologias que prometem uma transformação intensa no setor, facilidades, melhorias e aumento de produtividade e eficiência de processo e uso de ativos depende de conectividade. 

A Blue Sky Network, profundamente conectada a essas necessidades, traz uma solução prática, robusta e ao mesmo tempo com preços acessíveis para permitir o avanço do setor mais importante do Brasil.

Isso é feito através do dispositivo SkyLink, uma solução de gerenciamento de dados orientada para o desempenho nas operações remotas, móveis e globais.

O SkyLink é um hardware inteligente que capta e emite sinais alternando entre rede GSM e satélites, trazendo conectividade real e estável no campo, permitindo também rastrear e monitorar ativos, ter troca de informações e viabilizar o uso de várias tecnologias. 

Os dispositivos podem ser instalados em um veículo, carregados por uma pessoa, fixados em um mastro externo ou dentro de um edifício, navio ou aeronave.

O ecossistema SkyLink consiste em dispositivos leves, de tamanho compacto e aplicativos poderosos baseados na web que oferecem conectividade com a Internet e um conjunto de recursos de IoT/M2M de e para qualquer lugar da Terra.

E como a transformação digital é fundamental para todos os setores, a Blue Sky Network também oferece um software inteligente, o SkyRouter, que recebe os dados captados pelo dispositivo Skylink e os transforma em informações em uma plataforma intuitiva, onde é possível visualizar de forma fácil tudo aquilo que está acontecendo com os seus ativos, gerar relatórios diários, comparativos ou históricos e, dessa forma, melhorar a tomada de decisão e o aproveitamento de recursos.

Ou seja, além de promover aumento de produtividade, a coleta e a gestão de informações poderão ser usadas para a redução de custos e desperdícios e o aumento da qualidade dos insumos. 

Conheça todas as funcionalidades do SkyLink clicando aqui ou entre em contato para saber mais.Bluesky

Publicado por BlueSky Network