Tecnologia Produtos
gestão de frotas na mineração

Conectividade e Gestão de Frotas na mineração: qual a solução?

A conectividade e a gestão de frotas na mineração são uma necessidade do setor para se manter relevante, eficiente e competitivo. Conheça soluções capazes de transformar a operação mineradora. 

Para uma gestão de mineração de excelência e sucesso do negócio, é necessário o gerenciamento dos veículos, maquinários e outros ativos que fazem parte da operação.  

Além disso, é essencial ter conectividade, tanto para habilitar o uso de tecnologias dependentes de internet, quanto para aumentar a segurança e possibilitar a comunicação mesmo nos ambientes mais remotos. 

Neste artigo, você saberá mais sobre os desafios da gestão de mineração, as melhores soluções para otimizar a operação, ter conectividade e realizar uma gestão de frotas na mineração com o melhor custo benefício.

Continue lendo!

Os principais desafios da gestão de mineração

Com minas cada vez mais profundas, minérios de extração mais complexa, menores teores materiais e mais gasto energético, além de regulamentações, questões ambientais e segurança do trabalho, torna-se mais necessário uma gestão minuciosa para que a competitividade no setor seja mantida.

Nesse contexto, a otimização da utilização dos recursos, foco na redução de custos e no aumento da eficiência operacional tornaram-se a maior prioridade na gestão da mineração.

Mas, ainda, existe mais um desafio: as melhores tecnologias que auxiliam a gestão necessitam de conectividade.

Mas hoje existem tecnologias acessíveis capazes de solucionar o problema de conectividade e gestão de frotas de mineração, que serão demonstradas a seguir, neste artigo.

Conectividade e gestão de frotas na mineração

A gestão de frotas na mineração é um aspecto crítico para o sucesso do setor. As empresas de mineração precisam garantir que suas frotas estejam sempre disponíveis e em boas condições para realizar as atividades de mineração de maneira eficiente e segura.

A conectividade é essencial para habilitar tecnologias avançadas de gestão de frotas na mineração, e o gerenciamento correto dos ativos e insumos utilizados.

Acontece que, a mineração é realizada em grandes áreas e geralmente encontram-se em locais sem infraestrutura de GSM/LTE, e o custo de instalar uma rede Wi-Fi, na maior parte, é um investimento alto, bem como o link de rádio, quando não há infraestrutura.

A evolução tecnológica traz mais uma opção para a solução do problema de conectividade em áreas remotas, com um custo e cobertura melhores que as outras opções: o satélite.

Existem algumas soluções satelitais disponíveis no mercado brasileiro, e essas opções diferem em funções, cobertura, qualidade e custo-benefício.

Dentre elas, a com maior segurança, cobertura, disponibilidade, confiabilidade, eficiência, melhor custo e facilidade de implementação é o SkyLink, da Blue Sky Network.

Um aparelho completo para conectividade e gestão de frotas vinculado a um software inteligente e amigável para rastreamento, monitoramento, comunicação, obtenção de informações, relatórios de diversos tipos e auxílio à tomada de decisão.

Entenda  o porquê o SkyLink é a melhor solução para a gestão na mineração:

SkyLink: solução em conectividade e gestão de frotas na mineração

O Skylink é um dispositivo portátil que além de habilitar a conectividade, já é orientado para a gestão de frotas na mineração e terrestres em geral, possuindo:

  • Telemetria (para rastreamento e monitoramento de ativos, inclusive quanto à saúde dos componentes e utilização dos mesmos), 
  • Funcionalidades “dual mode” (alternância entre a rede celular e satelital conforme disponibilidade, visando cobertura completa, redundância e acessibilidade de serviço)
  • Internet/Network (VPN, IP, MQTT, IoT)
  • Gestão remota do dispositivo através do CLOUD SERVICE (permite a gestão Broadcast de mensagens, atualizações e configurações remotas de cada ou de todos os SkyLinks.)
  • Analíticos de dados / edge computing
  • Integração com o SkyRouter™

É ideal para áreas de mineração, acabando com os problemas de conexão irregular, perda de alcance e problemas de comunicação na operação. Podem ser instalados em qualquer veículo ou carrinho, fixados em mastros, estruturas ou até ser carregado por uma pessoa.

SkyRouter™: o software baseado em nuvem para gestão de frotas

O SkyRouter™ é o software próprio da Blue Sky Network desenhado baseado nas melhores práticas e necessidades reais de gestores de frotas.

Ele é acessível através de qualquer dispositivo iOS, Android ou Windows conectado à internet e oferece ao usuário uma plataforma inteligente, intuitiva e customizável às necessidades específicas da operação e preferências do gestor.

Com o SkyRouter™, além de visualizar e controlar toda sua operação remotamente, o gestor tem acesso à relatórios personalizáveis, alertas de atividade com “dashboards” que atualizam continuamente, garantindo que detalhes importantes sejam registrados em tempo real, para visibilidade completa a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo, aumentando a consciência situacional.

gestão de frotas na mineração

Quais os benefícios de utilizar a solução SkyLink + SkyRouter™ na mineração?

  • Segurança: maior visibilidade, aumento da comunicação e controle da operação
  • Manutenção preventiva e menos ociosidade de ativos: a telemetria acompanha a saúde dos ativos para que a manutenção ocorra antes de acontecer algum problema, e de forma assertiva. Isso significa que os ativos ficam menos tempo parados.
  • Maior vida útil dos ativos: monitoramento dos componentes, de comportamentos do usuário, otimização de uso – tudo isso aumenta a vida útil dos ativos.
  • Comunicação: com a conectividade que os dispositivos SkyLink fornecem, é possível comunicar-se com a equipe sempre que desejado, melhorando a operação e desempenho dos colaboradores.
  • Consciência situacional e melhoria da tomada de decisão: a análise das informações fornecidas pela solução SkyLink + SkyRouter™ permitem ter maior consciência situacional e tomar decisões baseadas em dados reais e atuais.
  • Redução de custos: com todas as possibilidades de maior controle e otimização da operação que a solução SkyLink + SkyRouter™ proporciona, é possível reduzir custos operacionais em até 20%. 

Otimize a sua operação no setor de mineração, tenha mais segurança e reduza custos com o SkyLink + SkyRouter™.

Entre em contato hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita! Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.  E nos acompanhe nas nossas redes sociais!